top of page

RBCIP participa do lançamento nacional do LabInova no dia 24/09/2021

Updated: Sep 27, 2021

Na próxima sexta-feira, dia 24, às 9h (Horário de Brasília). A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), localizada em Campo Grande (MS).



O principal objetivo do LabInova é fortalecer e apoiar professores e estudantes para ampliar o processo de ensino-aprendizagem com base no tripé Educação, Tecnologias e Inovação.

A partir do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC) do Ministério da Educação (MEC), o LabInova vai oferecer cursos de formação para articuladores estaduais e locais de municípios 26 estados e do Distrito Federal. Os cursos são voltados no desenvolvimento de habilidades e competências requeridas para uma educação inclusiva e de excelência.


No último dia 10 de setembro, o LabInova foi apresentado para representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação e coordenadores do PIEC. Transmitido pelo Canal do YouTube do LabInova, o vídeo já teve mais de 400 visualizações e contou com a participação de 70 atores assistindo simultaneamente, dentre eles todos os 45 coordenadores regionais e estaduais, além do registro de mensagens de representantes de vários estados do país, como Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Amapá, Alagoas, Rondônia, Pará, Pernambuco, entre outros.


O secretário-adjunto da SEB/MEC, Helber Ricardo Vieira, agradeceu a parceria. “São com muitas mãos que se fazem os grandes projetos. Há uma disposição enorme do Ministério da Educação de fortalecer e acelerar aquelas políticas que ao mesmo tempo promovem a inclusão digital, cada vez mais relevantes e fundamental para a educação brasileira, e que criam capacidades entre professores e gestores para o uso efetivo de tecnologias. Tecnologias que engajem, que ampliem e garantam as aprendizagens dos nossos estudantes”, afirmou. Ele cumprimentou a todos da UFMS que estão à frente do projeto.


O reitor da UFMS, Marcelo Turine, agradeceu a oportunidade e a presença de todos os articuladores regionais que acompanharam a reunião pelo YouTube. “Uma emoção estar aqui para falar dessa parceria da SEB/MEC com a UFMS, essa ideia maravilhosa de proporcionar essa formação, essa capacitação, para os nossos grandes líderes dos municípios”, disse. O reitor contou que os três grandes eixos da UFMS são a inovação, a governança e a sustentabilidade e acredita que o projeto inédito do Brasil vai fortalecer o ecossistema de inovação, tendo a tecnologia como aliada para complementar a formação dos jovens.


A diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica, Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas, ressaltou o “momento grandioso” do encontro, uma “virada de chave” para que a tecnologia seja um diferencial para a prática pedagógica. “Uma vez que a gente precisava de algo mais robusto para apoiar os coordenadores regionais e locais na capacitação. Hoje nós temos mais de 5 mil articuladores espalhados em todo o Brasil, responsáveis para pensar e elaborar o plano local de inovação. Inovação no sentido integral da inovação. Não é só chegar à conectividade, mas é fazer o uso adequado para a prática pedagógica dessa proposta”, disse.


Os professores Hércules da Costa Sandin e Daiani Riedner, coordenadores do LabInova, apresentaram as estratégias, metas e cursos que serão oferecidos para estudantes de graduação dos Institutos ou Universidades Federais, gestores, articuladores e professores. Até dezembro serão realizadas diversas lives para inaugurar os cursos de capacitação.

O LabInova foi lançado oficialmente no dia 17 de agosto, em Brasília, em uma cerimônia para assinatura do acordo no MEC, que contou com a presença do secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, e da vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo.


Texto: Rose Pinheiro via labinova.ufms.br


RBCIP E LABINOVA


O Presidente da RBCIP, Prof. Marcelo Fiche, informa aos associados que a participação da RBCIP no projeto é na pesquisa e desenvolvimento de um modelo de disseminação da cultura da informação - inovação para todo setor educacional.

26 views0 comments
bottom of page