A cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi palco de reuniões com fundamentos em pesquisa, tecnologia e inovação na quizena de outubro de 2023. A Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) não ficou de fora. O Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie) teve destaque quando foram demonstrados resultados notáveis na melhoria das políticas públicas e educacionais, eprojeto-labcrie-apresenta-resultados-impactantes-em-reunião-com-líderes-de-pesquisa-einovaçãospecialmente em áreas como tecnologias emergentes e inovações no ensino à distância.
Formado por especialistas da Educação, Tecnologias e Inovação, o LabCrie é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e conduzido, em parceria, pela a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), que no evento foi representada por seu presidente, Marcelo Fiche.
Fiche presenciou a apresentação de dados significativos sobre o impacto causado pelo Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica nos últimos dois anos. “O projeto tem demonstrado resultados notáveis na melhoria das políticas públicas e educacionais, especialmente em áreas como tecnologias emergentes e inovações no ensino à distância”, afirmou o presidente da RBCIP.
Voltado à rede de ensino estadual, o principal objetivo do LabCrie é apoiar a implantação de espaços dinâmicos dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais, visando a promoção dos ecossistemas de inovação e o apoio na disseminação dos ambientes na sociedade.
LabCrie e LabInova: Modelos de Sucesso
Além do LabCrie e o LabInova (Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil) é outro exemplo exitoso de parcerias entre a RBCIP, a UFMS e o Ministério da Educação. Esses projetos têm se destacado na disponibilização de ferramentas eficazes para inovações pedagógicas e capacitação de educadores.
O LabInova tem como objetivo apoiar professores e estudantes para ampliar o processo de ensino-aprendizagem com base no tripé Educação, Tecnologias e Inovação.
Governança de Dados: Um Pilar Estratégico
Marcelo Fiche também enfatizou o papel crucial da RBCIP na constituição de soluções de governança em painéis de dados. "O controle eficiente e o monitoramento em tempo real são fundamentais para a implementação eficaz de políticas públicas e educacionais", declarou.
Novas Diretrizes para o Futuro
Segundo o presidente da RBCIP, a reunião serviu como um fórum para discutir novas estratégias e diretrizes para projetos futuros que possam ter impactos nacionais. “Tanto a UFMS quanto a FAPEC estão comprometidas em colaborar nesses esforços, garantindo que os benefícios das pesquisas e inovações se estendam além das fronteiras estaduais”, disse Marcelo.
“Com essas iniciativas, a RBCIP solidifica seu papel como player nacional em pesquisa e inovação, contribuindo ativamente para o avanço da educação e de políticas públicas no Brasil”, finalizou.
Comentários