top of page

 MISSÃO INTERNACIONAL DE HIDROGÊNIO VERDE 

 NEGÓCIOS EM HIDROGÊNIO 

Estão abertas as inscrições para a Missão Internacional de Hidrogênio Verde na Alemanha, uma imersão organizacional nas principais empresas de maior relevância mundial no cenário enérgico diretamente no vale do silício do Hidrogênio Verde da Europa: Hamburgo, Alemanha. Além disso, haverá visitações ao polo educacional tecnológico, universidades e institutos de pesquisa alemães no campo da tecnologia e do hidrogênio verde.

cabeçalho para website hidrogênio.png

CONHEÇA O PÚBLICO-ALVO DA MISSÃO

A missão é para quem busca conhecimento sobre hidrogênio verde, em especial empresários, líderes do setor energético, pesquisadores e servidores da administração pública direta e indireta (incluindo agências reguladoras e órgãos ambientais e de controle), bem como aos profissionais dos setores elétrico, de transportes (marítimo e aéreo), da indústria petroquímica e de óleo & gás, e ainda a consultores nas áreas de energias limpas e de logística portuária. A missão proporcionará  reuniões presenciais em empresas e centros de inovação mais avançados da Europa.

O QUE ESTA MISSÃO TEM A OFERECER

Com um roteiro bem variado composto de cinco dias de viagem para visitas de campo pela Alemanha e Dinamarca, o grupo com doze participantes será recepcionado em 12/02/2023 em Hamburgo, de onde partirá todas as manhãs para as visitas técnicas técnicas - no período de 13 a 17/02/2023 - em companhia dos professores (também atuando na função de tradutores) e dos especialistas na indústria do hidrogênio.

kai-pilger--uQBxh6L5D4-unsplash.jpg

DESFRUTE DE TODO O

 CONHECIMENTO 

DO SETOR

ROTEIRO DA

VISITA DE CAMPO

Raffinerie_Heide_-_Hemmingstedt.jpg

A visita inicial será à Refinaria Heide, estrategicamente situada atrás das câmaras de eclusas no início do Canal de Kiel, o mais movimentado do mundo, na foz do Rio Elba, no norte da Alemanha.

Integrante do ChemCoast Park em Brunsbüttel - o maior condomínio industrial de Schleswig-Holstein (e também objeto de nossa visita) – a Heide está alterando os processos tradicionais de refino de petróleo com o objetivo de se tornar uma “refinaria verde”. Para isso integra projetos pioneiros de descarbonização como o WESTKÜSTE100, o KEROSyN100 e o HySCALE100, voltados ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias de produção de hidrogênio em larga escala para a descarbonização da indústria química e de transportes.

O projeto WESTKÜSTE100 é uma parceria high tech entre as empresas Hynamics Deutschland, Ørsted,  Holcim, OGE, Stadtwerke Heide, Thyssenkrupp Industrial Solutions, Entwicklungsagentur Region Heide e Westküste University of Applied Sciences, para o uso de energia renovável na produção de hidrogênio verde em escala industrial para aplicação em processos integrados de descarbonização da produção de calor e energia, reduzindo as emissões de CO2 em aproximadamente um milhão de toneladas por ano.

No projeto KEROSyN100 a refinaria, em conjunto com a Universidade de Bremen, TU Bergakademie Freiberg, Chemieanlagenbau Chemnitz GmbH, SKL Engineering & Contracting e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) estão desenvolvendo uma iniciativa para a produção de querosene sintético ecológico de aviação, com o uso de energia eólica. A própria Refinaria Heide será uma cliente-chave para o hidrogênio produzido por eletrólise, em substituição ao gás natural.

Outras visitas técnicas serão realizadas ao longo da semana em terminais portuários, plataformas logísticas e em instalações industriais de produção de eletrolisadores e de veículos a “fuel cells” de hidrogênio no norte da Alemanha e Dinamarca, com destaque a Airbus e o condomínio industrial ECOMAT em Bremen*.

Assim, por exemplo, o Centro de Materiais e Tecnologias Ecoeficientes – ou ECOMAT - reúne instituições voltadas ao desenvolvimento científico-tecnológico com empresas focadas no desenvolvimento de negócios nas áreas de construção leve, pesquisa de materiais e desenvolvimento de produtos digitais. O centro de pesquisa e desenvolvimento do ECOMAT abriga laboratórios, escritórios e salas de trabalho em cerca de 22.000 metros quadrados, compartilhados de forma sinérgica com diversas empresas e institutos europeus.

raffinerie_02.jpg

*Embora o roteiro aqui elencado seja ilustrativo e sujeito a alterações por motivos de conveniência e oportunidade por parte das empresas a serem visitadas, em caso de efetiva necessidade de alteração de roteiro o RBCIP e a Brid Logistics GmbH se comprometem a substituir os destinos visitados por outros similares, sem nenhum prejuízo para os participantes. As reuniões serão acompanhadas pelo líder da missão que facilitará a tradução e o diálogo bilateral. 

DANDO UM PASSO PARA

UM NOVO FUTURO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Ao final da missão, os participantes estarão aptos a atuar como efetivos desenvolvedores de negócios, de forma a estimular a indústria e o desenvolvimento científico e tecnológico do país, no contexto do novo mercado global do hidrogênio verde, cujas aplicações são ampliadas a cada dia, tanto no meio acadêmico quanto por empresas líderes globais atuantes neste setor.

HIDROGÊNIO VERDE

O hidrogênio verde é considerado uma fonte de energia de grande potencial e uma alternativa energética disruptiva para o futuro e  visto como indispensável para a descarbonização da economia, além de poder ser usado como um meio de armazenamento de energia.

POTÊNCIA & BRASIL

Hoje os maiores recursos investidos mundo estão em projetos envolvendo o hidrogênio verde e o Brasil tem potencial para se tornar um poderoso produtor de matérias-primas que o mundo precisa e um indutor de ações efetivas na luta contra a mudança climática. 

O QUE NOS TORNA DIFERENTES

A parceria RBCIP e Brid Logistics GmbH não apenas demonstra novos conceitos e tecnologias para a produção, transporte, distribuição e aplicação do hidrogênio verde e derivados, mas principalmente permite interação, troca de experiências, networking entre os participantes e os anfitriões europeus, fomentando meios para que os próprios participantes da missão se tornem entusiastas e replicadores no Brasil dos projetos visitados, com todas as suas inovações, tendências e objetivos comuns.

HIDROGÊNIO VERDE:
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DO FUTURO

INTRODUÇÃO AO HIDROGÊNIO E SUAS PROPRIEDADES

Conceitos básicos do hidrogênio, incluindo suas propriedades químicas, métodos de produção e usos.

PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO RENOVÁVEL

 Fontes renováveis de energia, tais como energia solar ou eólica, através de processos como a eletrólise.

CÉLULAS COMBUSTÍVEIS DE HIDROGÊNIO

Estudo da ciência e  tecnologia das células a combustível de hidrogênio, incluindo como elas funcionam, seus benefícios e limitações, e suas aplicações potenciais.

CONSIDERAÇÕES POLÍTICAS E DE MERCADO

Política e fatores de mercado que impulsionam o desenvolvimento da indústria do hidrogênio, incluindo considerações econômicas e ambientais.

ENTRE OUTROS

INVESTIMENTO

O investimento necessário é de 3.000€ (três mil euros), que incluem o professor e translado interno das visitas de campo. Passagens aéreas, hospedagem, passaporte e visto não estão inclusos.


*A RBCIP oferece opções de passagens aéreas e hospedagem, os valores estão disponíveis sob consulta.

As reuniões serão acompanhadas pelo líder da missão que facilitará a tradução e o diálogo bilateral.

ENTRE EM CONTATO

Ficou alguma dúvida? Entre em contato pelo e-mail.

cursos@rbcip.org

SE INSCREVA AGORA

Obrigado(a) por se inscrever, em breve entraremos em contato!

bottom of page