top of page
Aperto de mão

Parceiros

A Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação conta com diversos parceiros estratégicos nacionais e internacionais.


Esses parceiros encontram-se divididos em cooperações pactuadas e representações institucionais indicadas por seus dirigentes com atuação efetiva nos Conselhos da RBCIP, Comitês Especiais e Observatórios:

Parque Tecnológico de Itaipu

O PTI-BR é gerido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (Fundação PTI-BR), responsável por garantir a operacionalização do ambiente e propiciar as condições necessárias para o cumprimento da missão e alcance da visão, considerando seu propósito, diretrizes, objetivos estratégicos e metas, bem como suas políticas institucionais.

PTI_ovtt.png

Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura

A OEI é formada por cerca de 500 especialistas e colaboradores de toda a Ibero-América, representando uma das equipes humanas e profissionais do mais alto padrão na região. Uma verdadeira equipe interdisciplinar a serviço da comunidade ibero-americana em cada um dos 19 países onde a OEI está presente.    

OIE.png

Governo do Distrito Federal - Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal

A RBCIP possi parceria com a SCTDF no desenvolvimento e implementação do Caminhão da Tecnologia. O caminhão da tecnologia é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e vai levar cursos profissionalizantes, visando as profissões do futuro. 

O projeto contará, ainda, com atividades pedagógicas, capacitações em modelagem 3D, softwares livres, desenvolvimento de projetos em realidade aumentada, entre outros.

Scti2.png
opengraph_image.png

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Teve sua origem em 1962 e possui cursos de graduação e pós-graduação, ambos presenciais e a distância. Os cursos de pós-graduação englobam os cursos de especialização e os programas de mestrado e doutorado.


Visando atingir os objetivos essenciais de aprimoramento do ensino e estímulo às atividades de pesquisa e de extensão, a UFMS vem participando ativamente da preservação dos recursos naturais do meio ambiente de Mato Grosso do Sul, especialmente da fauna e flora do Pantanal, região onde está inserida.

Universidade Federal de Ouro Preto

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criada no dia 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Ao longo dos anos, cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores. 


Hoje, a UFOP oferece 51 cursos de graduação, sendo 47 presenciais e quatro a distância. Quanto à pós-graduação, são ofertados 24 cursos de mestrado acadêmico e oito profissionais, 15 opções de doutorado e 10 especializações. No total, são mais de 11 mil alunos, cerca de 800 técnicos-administrativos e aproximadamente 900 professores, entre efetivos e substitutos. 

ufop.png

Universidade Federal de Grande Dourados

A Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, nasceu do desmembramento do Centro Universitário de Dourados, antigo CEUD, campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. O CEUD, antes Centro Pedagógico de Dourados – CPD começou a funcionar no município em 1971 e passou a apresentar um elevado índice de crescimento, sobretudo nas décadas de 1980 e 1990.


Nesses nove anos de existência, a Instituição já coleciona conquistas de indicadores positivos no Ministério da Educação, sendo avaliada anualmente como a melhor Instituição de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul, dentre as públicas e as privadas, estando também entre as melhores do Cento Oeste competindo ainda no ranking das melhores do país.

ufgd-universidade-federal-da-grande-dour

Universidade Federal do Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi criada pela Lei Federal 4.069-A, assinada pelo presidente João Goulart em 12 de junho de 1962.


Com a maioria de suas unidades administrativas e de ensino instaladas no Campus Universitário, a UFAM oferece, atualmente, 96 cursos de graduação e 39 de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes. São ao todo 31 cursos de Mestrado e 8 de Doutorado. Em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, são mais de 30 cursos oferecidos anualmente. No que se refere à Extensão, são mais de 600 projetos que beneficiam diretamente a população e 17 grandes programas extensionistas.

UFAM-Federal-University-of-Amazonas.jpg

Universidade Federal de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, que objetiva produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com a transformação e o desenvolvimento da sociedade. Ao longo dos seus 59 anos de história, a UFG diversificou e ampliou sua atuação e hoje possui 102 cursos de graduação presenciais e 22 mil estudantes, distribuídos em duas regionais, Goiás e Goiânia. 

Marca_UFG_cor_completa_horizontal.png

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) foi criada através da Resolução do Conselho Universitário da Universidade de Brasília No. 012/97, de 14 de outubro de 1997.


A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, diferentemente de outras unidades da UnB, está estruturada em oito Áreas Acadêmicas, que concentram os docentes por linha de atuação nas disciplinas e em suas linhas de pesquisa, e estas áreas se apresentam assim discriminadas: Agricultura, Anatomofisiopatologia e Reprodução, Ciências Sociais Aplicadas e Agronegócio, Clínica e Cirurgia Veterinária, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária Preventiva, Solos e Zootecnia. A FAV oferece regularmente três cursos de graduação (Agronomia, Medicina Veterinária e Gestão em Agronegócio) e cinco de pós-graduação (Agronomia, Agronegócio, Ciências Animais, Saúde Animal e Residência Médica Veterinária). Possui atualmente 91 professores e 52 técnico-administrativos do quadro permanente.

fc957ad8-452b-47d2-9d37-d720ec102a34.jpg
fc957ad8-452b-47d2-9d37-d720ec102a34.jpg

Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília - UnB

 

O Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília - UnB, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo desenvolver instrumentos, artefatos e tecnologias de gestão cujo centro seja a modernização do aparelho estatal, para que este possa apoiar o desenvolvimento local, regional e internacional.

1cf08293-cf62-4527-93f7-52c8925db3b9.jpg

YDUQS Participações S A

A YDUQS é uma Holding, que com a recepção de novas instituições e marcas, se consolida como um dos maiores grupos de educação superior do Brasil em número de alunos.


Além de uma extensa rede de unidades próprias, o grupo conta com redes de polos EAD, presentes em todos os estados, passando a marca dos 1.000 polos EAD por todo o Brasil, já estando presente em mais de 700 cidades brasileiras.

Logo-Yduqs.jpg

Ministério da Educação - Brasil

O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do Governo Federal do Brasil, fundado pelo decreto n.º 19 402, em 14 de novembro de 1930, que busca promover ensino de qualidade.

mec.png

Ministério da Educação - Paraguai

O Ministério da Educação do Paraguai tem como missão garantir a todas as pessoas uma educação de qualidade como bem público e direito humano ao longo da vida.


É uma Instituição Governamental que oferece educação integral de qualidade baseada em valores éticos e democráticos, que promove a participação, a inclusão e a interculturalidade para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.

MEc2.png
MEc2.png

Prefeitura de João Pessoa - Brasil

A Prefeitura de João Pessoa por meio de sua Secretaria de Administração (Sead) tem como missão geral planejar, coordenar, normatizar e executar os sistemas de administração da Prefeitura de João Pessoa. Ela formula e implementa políticas de administração dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e tecnológicos que forneçam à Administração Municipal meios para fazer uma prestação de serviço de modo efetivo, ético e de alta qualidade para os cidadãos.

logo-pmjp-color-horizontal.png

Manatus Soluções em Tecnologia da Informação LTDA 

A Manatus Soluções em Tecnologia da Informação LTDA é uma empresa, criada no início de 2003, estando no mercado há mais de 15 anos, com foco no fornecimento de produtos e serviços de infraestrutura de TI para o mercado de engenharia, escritórios de advocacia, consultórios, embaixadas e escritórios de representações de países.

WhatsApp Image 2021-03-22 at 12.30.33.jp

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública. Sua missão é estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, visando o bem-estar da população, a defesa do meio ambiente e o progresso em ciência e tecnologia.


A Fundação tem como finalidade institucional estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no DF.

fapdf-p.jpg

FABWORK

Uma organização tecnológica e inovadora que tem como missão estratégica viabilizar a transformação digital através do desenvolvimento tecnológico e de capacitações customizadas para a sua realidade.

images.png

Secretaria de Ciência e Tecnologia - João Pessoa

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITEC) foi criada em fevereiro de 2005 pela Lei Nº 10.429/2005, como Secretaria Executiva sendo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (SEDESP). Em 2008, por meio da Lei nº 11.406, de 07 de abril de 2008, a SECITEC assume a denominação de Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.


A Secitec tem como missão: instituir políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no município de João Pessoa; promover ações de inclusão digital; planejar, executar e/ou orientar soluções tecnológicas para proporcionar melhorias e modernização dos processos administrativos e dos serviços públicos municipais.

SICETEC.jpg

Mercosul 

O Setor Educacional do MERCOSUL é um espaço de coordenação das políticas educacionais que reúne países membros e associados ao MERCOSUL, desde dezembro de 1991, quando o Conselho do Mercado Comum (CMC) criou, através da Decisão 07/91, a Reunião de Ministros de Educação do MERCOSUL (RME).


Através da negociação de políticas públicas e da elaboração e implementação de programas e projetos conjuntos, o Setor Educacional do MERCOSUL busca a integração e o desenvolvimento da educação em toda a região do MERCOSUL e países associados.

Padrao-MERCOSUL 2019_JPEG_RGB.jpg

Governo de Roraima

O Governo de Roraima está empenhado em apoiar o desenvolvimento sustentável da Amazônia, buscando equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Através de parcerias estratégicas, implementação de práticas de certificação responsável, promoção de pesquisa adaptada à região e fortalecimento da gestão ambiental local, o governo visa criar um modelo de referência para a coexistência harmoniosa entre desenvolvimento e conservação na região, contribuindo assim para a promoção de ações sustentáveis em todo o território amazônico.

governo de roraima.png

FEMARH

A Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FEMARH-RR, foi criada pela Lei Estadual nº 001, art. 46, inciso III, item 2, de 26 de janeiro de 1991, e regulamentada pela Lei Delegada nº 004, de 16 de janeiro de 2003, quando então era denominada Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Estado de Roraima – FEMACT-RR.

Tem como objetivos promover, elaborar, gerir, coordenar e executar a política do meio ambiente e de recursos hídricos do Estado de Roraima, com a finalidade de garantir o controle, a preservação, a conservação e a recuperação ambiental, visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

cropped-femarh-1.png

TECNOPUC

Contribuir com o ecossistema de inovação, por meio de atividades de mentoria, geração e troca de conteúdo, desenvolvimento de aplicativos, atividades de sensibilização para o empreendedorismo, compartilhamento de experiências, atividades de impacto social ou outras ações que estejam correlacionadas com a atividade fim da empresa, planejadas e organizadas em cum acordo com a PUCRS.

hulpi.co_assets_logo-tecnopuc.svg.png

UNISSINOS

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) se destaca pelo seu compromisso com o desenvolvimento de ações de cooperação técnico-científicas e intercâmbio acadêmico, científico e cultural. Desde a sua fundação em 1969, a Unisinos tem promovido parcerias estratégicas com empresas, universidades e instituições internacionais, impulsionando a pesquisa, a inovação e a troca de conhecimento em diversos campos. Através de programas de intercâmbio e colaborações acadêmicas, a Unisinos proporciona aos seus estudantes e pesquisadores oportunidades enriquecedoras para expandir horizontes e contribuir para avanços significativos em diversos setores, consolidando-se como uma instituição comprometida com o crescimento intelectual e cultural global.

Unisinos_symbol_and_logo_(vertical).png

PortosRio

PortosRio é uma iniciativa que busca promover uma colaboração mútua com o objetivo de estruturar projetos relacionados à produção e/ou consumo de hidrogênio. Através dessa parceria, as entidades envolvidas pretendem impulsionar o desenvolvimento de projetos que envolvam essa fonte energética, contribuindo para a sustentabilidade e inovação no setor. A cooperação entre as partes envolvidas visa não apenas à viabilização técnica e financeira desses projetos, mas também ao fortalecimento do papel estratégico dos portos na promoção de soluções energéticas avançadas.

Banner do projeto do observatório.png

PUCRS

Conjugação de esforços de ambas as partes para incentivar e facilitar a cooperação, intercâmbio tecnológico e científico e O desenvolvimento de recursos humanos através da disseminação do uso, ensino e treinamento em tecnologia de ponta e a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

logo-pucrs.webp
logo-aafit.png

Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal 

A Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal é uma entidade forte, dinâmica e reconhecida no DF e em nível nacional. Fundada em 21 de agosto de 1963, a missão da AAFIT é promover a integração e o bem-estar dos associados, lutando por seus interesses e defendendo os seus direitos.

A parceria com a RBCIP nasceu em 2020. 

image.png

Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR)

No intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico na cadeia de Hidrogênio e explorar novas oportunidades no setor energético, o Estado do Rio de Janeiro, representado pela Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), firmou um Memorando de Entendimento (ME) com a Rede Brasileira de Certificação, Inovação e Pesquisa (RBCIP). A parceria busca promover a formação de redes colaborativas, identificação de demandas e projetos, e o aproveitamento eficiente do Hidrogênio produzido no estado.

bottom of page