top of page

RBCIP, FAPDF e SEEDF: Juntos Pela Excelência na Educação Distrital

Atualizado: 18 de mai. de 2023

Workshop realizado entre a RBCIP e a Diretoria de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal impulsiona o Projeto de Pesquisa fomentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, no âmbito do Desafio DF Chamada pública 001/2022 - Edital 04/2020. O projeto tem duração de 24 meses e um valor de R$ 1.500.000,00, sendo o primeiro workshop de 7 previstos.

No dia 10 de maio de 2023, a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) promoveu um workshop em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Esse evento marcou a entrega do Produto 1 do Projeto de Pesquisa, resultado de uma colaboração entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, a RBCIP e a SEEDF que visa revisar as matrizes de referência de desempenho e de contexto e os respectivos instrumentos de aferição, bem como desenvolver solução tecnológica para implementação do Índice de Qualidade do Distrito Federal.


Durante o workshop, o Presidente da RBCIP, Dr. Marcelo Estrela Fiche, destacou que a RBCIP vem se tornando uma instituição de referência em projetos voltados para aperfeiçoamento da educação básica. Citou o projeto desenvolvido pela Rede no Estado do Paraná e enfatizou que os resultados alcançados lá evidenciam o enorme potencial transformador de uma avaliação educacional eficiente e atualizada.

Após a fala do Presidente, a Diretora de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Fernanda Amaral, expressou contentamento com o Workshop "fico imensamente feliz com o resultado obtido e com a iniciativa de valorizar a produção intelectual na SEEDF". Destacou, ainda, que é um marco na Diretoria a realização desse workshop e do projeto, como um todo.

Na sequência, o Coordenador Geral do Projeto, Dr. Arthur Mesquita, enfatizou que o Produto 1 consiste em um relatório técnico que contém uma revisão das matrizes de desempenho e de contexto desenvolvidos pela SEEDF, bem como análise dos instrumentos já aplicados pela SEEDF - pré-teste de banco de itens e questionário de avaliação institucional. A revisão conta com orientações e propostas de reescrita, o que foi muito bem recebido pela Diretoria de Avaliação.


Acesse a apresentação aqui:

OBSERVATÓRIO DE DADOS EDUCACIONAIS DO DF - PRODUTO 1 - 09052023 v.2
.pdf
Download PDF • 4.90MB




O conteúdo do Produto 1 está estruturado em diversos capítulos. O Sumário Executivo destaca os principais pontos abordados ao longo do relatório, enquanto o Capítulo 2 apresenta a análise da Matriz de Desempenho do SIPAEDF. O Capítulo 3 faz um diagnóstico das matrizes, identificando pontos de melhoria. Já o Capítulo 4 trata da análise de dados de calibração, fornecendo informações estatísticas relevantes. Os Capítulos 5 e 6 discutem a capacidade dos itens do SIPAEDF em avaliar as habilidades de aprendizagem dos estudantes e propõem metodologias de aprimoramento. A Matriz de Contexto é analisada no Capítulo 7, que também aborda fatores e questões comuns e específicos relacionados ao contexto educacional.


Os demais capítulos abordam temas como a análise da Matriz de Desempenho do SIPAEDF, a revisão da taxonomia de Bloom, o diagnóstico das matrizes do ensino fundamental, a análise de dados de calibragem, a capacidade dos itens do SIPAEDF em discriminar habilidades de aprendizagem dos estudantes, a proposição de metodologias de alteração de matriz de desempenho, a análise da Matriz de Contexto, fatores e questões contextuais comuns e específicos de cada etapa da educação, o mapeamento de indicadores educacionais disponíveis, entre outros assuntos relevantes.


Esse relatório técnico representa um avanço significativo no aprimoramento do sistema de avaliação educacional do Distrito Federal, fornecendo uma base sólida para a melhoria contínua das práticas pedagógicas e a garantia de uma educação de qualidade. A parceria entre a RBCIP, a SEEDF e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal mostra o compromisso conjunto em promover melhorias no sistema educacional e contribuir para o desenvolvimento dos estudantes. A entrega do Produto 1 é apenas o primeiro passo de um projeto de pesquisa que certamente trará resultados positivos e duradouros para a Educação do Distrito Federal.


75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page