Buscar
  • Assessoria de Comunicação

RBCIP participará do LabCrie

Atualizado: 25 de out. de 2021

No dia 16 de Outubro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, realizou o lançamento do programa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie), iniciativa voltada para a capacitação de professores em ferramentas tecnológicas de ensino.


A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), é voltada para a formação continuada de professores da rede pública do ensino básico em inovação e tecnologias educacionais.

Fotos: Luis Fortes/MEC

A ferramenta foi elaborada com o intuito de estimular docentes e gestores a ampliarem o uso educacional das tecnologias. Além do estímulo, o LabCrie visa à formação dos profissionais da educação, contando com o auxílio de metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa. E ainda permite que sejam realizadas trocas e aprendizados entre os usuários. O ministro da Educação reforçou que o laboratório é para incentivar a inovação e a criatividade na educação básica.


Durante o lançamento, o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, afirmou que a ação é para reforçar o comprometimento do MEC com os docentes. O LabCrie foi criado dentro da Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) e terá um investimento total de R$ 17 milhões.


Todos os estados e o Distrito Federal poderão aderir ao LabCrie e receber um laboratório totalmente mobiliado e equipado, contendo notebooks, projetores, impressoras, kits de eletrônica e robótica, entre outros equipamentos e insumos.

Entenda mais sobre o Labcrie:

----------------------

O Presidente da RBCIP, Marcelo Estrela Fiche, ressaltou a importância nacional do projeto e coloca mais responsabilidade entre os pesquisadores. O Projeto é mais uma iniciativa desenvolvida a partir do comitê especial criado por meio da Portaria nº 1.240-RTR/UFMS.


11 visualizações0 comentário