Workshop realizado entre a RBCIP e a Diretoria de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal impulsiona o Projeto de Pesquisa fomentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, no âmbito do Desafio DF Chamada pública 001/2022 - Edital 04/2020. O projeto tem duração de 24 meses e um valor de R$ 1.500.000,00, sendo o segundo workshop de 7 previstos.
A Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), a Diretoria de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) realizaram na quarta-feira, 27/09, um workshop com o objetivo de apresentar a solução tecnológica que será utilizado pela SEEDF para Avaliação Institucional deste ano.
A Avaliação Institucional é um processo sistemático e contínuo da SEEDF que visa avaliar o desempenho de uma instituição educacional em termos de seus objetivos, metas e qualidade global. O foco é caracterizar os ambientes de aprendizagem dos estudantes e de trabalho dos servidores, identificando fragilidades e potencialidades. Os resultados servem como base para a proposição de planos, programas, projetos e políticas públicas voltados a setores específicos.
Em destaque no evento, o estudo realizado pela RBCIP sobre à interdependência entre os indicadores de desempenho, contexto e fluxo escolar, colaborando com desenvolvimento do Projeto do Índice de Qualidade da Educação ofertada no Distrito Federal (IQEDF) será entregue à SEEDF.
“A tecnologia desenvolvida pela RBCIP é uma solução que desempenhará um papel crucial na coleta de dados e avaliação do desempenho das instituições de ensino, e permitirá a construção de estratégias de ação para melhorias contínuas dentro do sistema de avaliação permanente do SIPAEDF”, disse o presidente da RBCIP, Marcelo Fiche.
Acesse a apresentação aqui:
O inovador projeto já foi objeto de apresentação em painel na XII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), realizada entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em São Paulo.
Comentarios