top of page

Brasil: Porto de Itaguaí avança em projeto de produção de hidrogênio verde

Por Redação do PortalPortuario

@PortalPortuario


O PortosRio realizou encontro com representantes de empresas nacionais e multinacionais que demonstraram interesse na Chamada Pública que visa implementar projetos de transição energética no Porto de Itaguaí.


O encontro aconteceu no auditório do Porto do Rio de Janeiro e contou também com a participação de membros de institutos de ciência e tecnologia.


A discussão central do encontro focou nos possíveis caminhos e viabilidade de implantação de fábricas de hidrogênio verde no Porto de Itaguaí, com o objetivo de transformar a região em um cluster, atraindo unidades industriais focadas na produção de metanol verde, amônia verde e hidrogênio .


O Diretor de Negócios e Sustentabilidade do PortosRio, Eduardo Marinho , abriu o encontro destacando a importância do projeto para a Capitania dos Portos. Ele destacou o compromisso da empresa em dar total apoio a esse projeto estratégico tanto para a empresa quanto para o Estado do Rio de Janeiro. O diretor de Gestão Portuária do PortosRio, Ronaldo Fucci , também esteve presente no encontro , reforçando a relevância do projeto.


Eduardo Miguez, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do PortosRio , apresentou os motivos e resultados da chamada pública, além de discutir as vantagens competitivas do Porto de Itaguaí para a implementação de projetos de transição energética. Ele destacou que a iniciativa PortosRio visa contribuir no curto prazo para a descarbonização da indústria.


“O objetivo é agilizar a prospecção e coordenação com os interessados, incentivando a realização de estudos que comprovem a viabilidade de cada rota produtiva e incentivando a execução de projetos em prazos reduzidos. Miguez destacou também a disponibilidade de terrenos para instalação de diversas plantas industriais e uma rede logística adequada para atender o mercado interno e externo”, disse Miguez.



Neste caso, Marcelo Fiche, presidente da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (Rbcip) , apresentou as rotas viáveis ​​para a produção de hidrogênio verde no Porto de Itaguaí.

11 visualizações0 comentário
bottom of page