Buscar

RBCIP participa do Smart City Expo World Congress

Foi realizado em Barcelona, nos dias 15 a 17 de novembro, com a participação da RBCIP, o Smart City Expo World Congress, principal evento internacional voltado para soluções sustentáveis para as cidades, cuja missão é capacitar as cidades e coletivizar a inovação urbana em todo o mundo, por meio da promoção da inovação social e da identificação de oportunidades de desenvolvimento.

Dedicado a criar um futuro melhor para as cidades e seus cidadãos, com melhor qualidade de vida, que envolve infraestrutura, economia estável, segurança pública, entre outros temas abordados durante os três dias, o evento é tido como um polo global de desenvolvimento e inovação urbana, conectando pesquisadores, técnicos, empresários e gestores públicos.

Nesta edição, foram registrados mais de 20.000 mil participantes representando mais de 700 cidades, mais de 800 expositores e mais de 350 palestrantes. O Brasil compareceu com uma grande delegação de prefeitos e gestores e a RBCIP foi convidada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para conduzir diversas ações em conjunto com o núcleo brasileiro da Enterprise Europe Network (EEN).

Na inauguração da missão brasileira, realizada no dia da abertura do evento, 14 de novembro, uma Mesa de prefeitos do Brasil, reuniu, entre outros: Duarte Nogueira, Ribeirão Preto (SP); Ana Paula Matos, Salvador (BA); Anderson Farias, São José dos Campos (SP); e Francisco Arbós, Diretor Executivo da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha. Na ocasião, a RBCIP teve a oportunidade de se reunir com os prefeitos participantes e apresentou seu portfólio a diversas autoridades.

O Diretor-Presidente da RBCIP, Marcelo Estrela Fiche, avaliou que a “participação internacional da RBCIP em um evento de grande porte, com tantas autoridades políticas mostra que a instituição está ganhando relevância não só nacional como internacional e nova e promissoras parcerias irão surgir das reuniões bilaterais no próximos anos”.

Já o Diretor Financeiro, Arthur Mesquita Camargo, avaliou que por meio do congresso foi possível realizar “reuniões bilaterais com empresas, fundos de investimentos, instituições públicas e universidades”. No primeiro dia de evento, a RBCIP reuniu-se com o Smart City Infrastructure Fund, fundo de investimento de privaty equity com sede em Londres. Na ocasião, a Diretoria Executiva apresentou a proposta de entrar no Brasil por meio de seus pesquisadores e apresentou as propostas do portfólio.

No último dia de evento, o CFO da RBCIP, Arthur Mesquita, pode conhecer duas empresárias co fundadoras de soluções, uma da França e outro do Chile, duas soluções abordadas já são apoiadas pela RBCIP, o tratamento de resíduos eletroeletrônicos somada à logística reversa, já implementada em outras atividades comerciais no Brasil. No Chile já há uma solução sustentável parecida. De acordo com o Arthur “foi muito exitoso trocar experiências com os empresários e ver como a iniciativa privada pode colaborar com as soluções para os parceiros da RBCIP”.

Por fim, RBCIP aprendeu um pouco mais sobre transportes públicos, especialmente ligado a novas energias, graças ao representante da Transportes Municipais de Barcelona, que tem implementado várias tecnologias de smart traffic e de ônibus movidos movido a hidrogênio, enfim o evento se mostrou riquíssimo para a instituição, conforme apontou o Diretor Arthur Mesquita.



4 visualizações0 comentário