top of page

Programa oferece 500 vagas para cursos gratuitos em tecnologia no DF, veja como se inscrever


Montagem e operação de computadores, robótica, impressora 3D e empreendedorismo digital: tudo isso pode ser feito a partir de materiais descartados — como pilhas e fios. O lixo eletrônico descartado pela população é peça principal em cursos profissionalizantes para jovens do Distrito Federal.





O programa Reciclotech está com inscrições abertas para preencher 500 vagas para cursos gratuitos em tecnologias da informação. As aulas acontecem na Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Varjão e Vila Planalto.


Para participar do Reciclotech, a pessoa tem de ser maior de 14 anos e fazer a inscrição pelo site do Reciclotech. Não existe limite máximo de idade para se inscrever no programa.


O currículo aborda desde habilidades computacionais básicas — como sistemas operacionais, processamento de texto e planilhas eletrônicas — até conceitos avançados de economia circular e logística reversa.

A iniciativa é uma parceria entre a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e o governo do DF.

Fachada da Reciclotech, primeira usina de reciclagem de lixo eletrônico da América Latina, no DF — Foto: Renato Alves/Agência Brasília


O que pode ser doado❓


Caixas dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para descarte de lixo eletrônico no DF — Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O lixo eletrônico usado nas aulas é doado pela população e pode ser entregue em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Atualmente, Brasília conta com 102 PEVs.

De acordo com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, podem ser recondicionados:


  • Monitor 🖥️

  • Celular 📱

  • Notebook 💻

  • Impressora 🖨️

  • Controle remoto 🎮

  • Secador de cabelo 🔥

  • Baterias de notebooks 🔋

  • Cabos e carregadores 🔌


👉 Confira os pontos de coleta da Reciclotech para descarte de lixo eletrônico.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page