Montagem e operação de computadores, robótica, impressora 3D e empreendedorismo digital: tudo isso pode ser feito a partir de materiais descartados — como pilhas e fios. O lixo eletrônico descartado pela população é peça principal em cursos profissionalizantes para jovens do Distrito Federal.
O programa Reciclotech está com inscrições abertas para preencher 500 vagas para cursos gratuitos em tecnologias da informação. As aulas acontecem na Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Varjão e Vila Planalto.
Para participar do Reciclotech, a pessoa tem de ser maior de 14 anos e fazer a inscrição pelo site do Reciclotech. Não existe limite máximo de idade para se inscrever no programa.
O currículo aborda desde habilidades computacionais básicas — como sistemas operacionais, processamento de texto e planilhas eletrônicas — até conceitos avançados de economia circular e logística reversa.
A iniciativa é uma parceria entre a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e o governo do DF.
Fachada da Reciclotech, primeira usina de reciclagem de lixo eletrônico da América Latina, no DF — Foto: Renato Alves/Agência Brasília
O que pode ser doado❓
Caixas dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para descarte de lixo eletrônico no DF — Foto: Renato Alves/Agência Brasília
O lixo eletrônico usado nas aulas é doado pela população e pode ser entregue em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Atualmente, Brasília conta com 102 PEVs.
De acordo com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, podem ser recondicionados:
Monitor 🖥️
Celular 📱
Notebook 💻
Impressora 🖨️
Controle remoto 🎮
Secador de cabelo 🔥
Baterias de notebooks 🔋
Cabos e carregadores 🔌
👉 Confira os pontos de coleta da Reciclotech para descarte de lixo eletrônico.
Comentarios