Buscar
  • Assessoria de Comunicação

Equipe da RBCIP promove palestra no Ibict


Na última terça-feira (27), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Enterprise Europe Network Brasil (EEN Brasil) receberam a equipe da Dinamizadora Nacional de Inovação para uma palestra sobre o projeto.


A Dinamizadora Nacional de Inovação é uma parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec - MS), UnB e Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação (RBCIP), vinculada ao Ministério da Economia. A iniciativa busca criar conexões entre iniciativas de inovação no Brasil, sejam públicas ou privadas, impactando no desenvolvimento de um ecossistema inovador.


A apresentação contou com a participação de Nilde Brum, presidente da Fapec, e Magda de Lima Lucio, representante do Innovation Lab da UnB e professora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas e do PPGDSCI (UnB).


Madga de Lima Lucio, Vice Presidente do Conselho de Inovação da RBCIP, explica que a Dinamizadora Nacional de Inovação é um conceito criado para criar um espaço de dinamização de todo o ecossistema de inovação. “Temos ecossistemas com spin-offs, start ups, incubadoras, projetos e diversas ações. A ideia é que a partir da congregação de atores estratégicos, a dinamizadora possa identificar ações que possam ser impulsionadas, ser um ponto de contato e uma rede de contato, com um polo em cada região. A gente vai trazer um ambiente de ação, mas também de reflexão, de construção de bases informacionais e colocar vários atores em contato”, conta a professora.


O conceito é ancorado em sete eixos de intervenção: informação científica básica e aplicada; informação para governo; incorporação de tecnologia a serviços e produtos; ambientes de comercialização e disseminação da inovação; Cidades Inteligentes - integração de CT&I para a vida sustentável, solidária e economicamente virtuosa; Gestão e Governança para Ambientes e Instituições de CT&I e novos modelos de financiamento.

Em breve, o Ibict vai formalizar um acordo de cooperação técnica com a Fapec para participar da Dinamizadora Nacional de Inovação, no âmbito do projeto de pesquisa Desenvolvimento de estudos para o mapeamento do ecossistema de inovação no Brasil, do Ibict. “A parceria com a Fapec visa a promoção de sinergias para a cooperação em inovação, como o fortalecimento da infraestrutura informacional para o setor produtivo e a criação de pontes virtuais entre vários atores de um ecossistema”, explica Márcio Canedo, pesquisador do Ibict e coordenador da EEN Brasil.


Para Nilde Brum, presidente da Fapec, a Dinamizadora Nacional de Inovação será desenvolvida através de uma ampla rede de parcerias para o fortalecimento de oportunidades para empresas de base tecnológica, o desenvolvimento de produtos e serviços de alto valor agregado e o crescimento de modelos de gestão pública e privada inovadores. “A Fapec se sente lisonjeada de poder estar com o Ibict e apresentar um projeto tão importante para o desenvolvimento da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo para o nosso país. Essa parceria com o Ibict será vindoura e poderemos desenvolver diversos projetos juntos”, avalia.


Fonte: Dinamizadora Nacional de Inovação promove palestra no Ibict — Português (Brasil) (www.gov.br)

2 visualizações0 comentário