Carreta Digital forma mais de 9 mil alunos em um ano e transforma educação tecnológica em todo o Brasil
- Assessoria de Comunicação

- há 15 minutos
- 2 min de leitura
Programa do Ministério das Comunicações reduz desigualdades, leva qualificação profissional e impulsiona futuro de jovens em situação de vulnerabilidade

Carreta Digital, programa itinerante do Ministério das Comunicações, alcançou em novembro a marca de mais de 9 mil alunos formados em apenas um ano, consolidando-se como uma das principais iniciativas de qualificação tecnológica voltadas a estudantes de baixa renda e de escolas públicas em todo o país.
Com salas de aula sobre rodas equipadas com tecnologia de ponta, o projeto percorre o Brasil levando formação prática e gratuita em áreas estratégicas para o mercado de trabalho digital, como informática básica, robótica, programação, desenvolvimento de jogos, manutenção de celulares e montagem de computadores de alto desempenho (PC Gamer).
“O programa proporciona conhecimento, reduz desigualdades e leva letramento digital e capacitação tecnológica profissional a milhares de estudantes do país. Estamos não só formando jovens, mas levando dignidade e ampliando horizontes, preparando esses alunos para empregos qualificados no futuro e para uma inserção efetiva no mundo digital. Essa marca de 9 mil formados muito nos orgulha, e vem muito mais por aí”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Executada em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), a iniciativa segue em expansão. Somente na semana passada, mais 183 alunos concluíram os cursos: 91 no Maranhão e 92 no Rio Grande do Sul. Desde o início do programa, já são 2.645 formados no Maranhão e 1.914 no Rio Grande do Sul.
“Nós trabalhamos fortemente pela educação brasileira, por entendermos que é a principal agenda para o desenvolvimento da nação, e precisa de incentivos e prioridade. Por meio de uma carreta itinerante equipada com tecnologia de ponta, transformamos vidas, com cursos e treinamentos em novas tecnologias para diversas comunidades de baixa renda. São jovens que podem ter acesso ao mercado de trabalho, após a capacitação e certificação, proporcionando-lhes habilidades e oportunidades para um futuro melhor”, destaca Aline Marcon, coordenadora executiva do projeto Carreta Digital.
Lançada em setembro de 2024, no Distrito Federal, a Carreta Digital transforma espaços públicos em ambientes de aprendizagem modernos e acessíveis, conectando tecnologia e educação em comunidades que historicamente enfrentam maiores desafios de acesso à inovação.
O projeto já passou pelo Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Maranhão e segue avançando por todas as regiões do país. A meta é ambiciosa: alcançar 23 mil capacitações até 2026, ampliando as oportunidades de emprego, renda e inclusão digital para milhares de jovens brasileiros.
Mais do que números, a Carreta Digital representa a democratização do acesso ao conhecimento tecnológico e a construção de caminhos mais justos para a juventude, promovendo desenvolvimento social, econômico e educacional em escala nacional.




Comentários