top of page
Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Até seis mil jovens de baixa renda do Distrito Federal terão cursos gratuitos de robótica

Atualizado: 22 de fev. de 2022

O projeto Caminhão da Tecnologia foi desenvolvido pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF


Para promover a inclusão, a conectividade digital e despertar o interesse de estudantes da educação básica, de baixa renda, pela pesquisa, pelas ciências exatas e pelas engenharias, a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) lancará o projeto Caminhão da Tecnologia, na próxima sexta-feira, 28 de janeiro, às 09h30, em Ceilândia, CNN 2, ao lado da estação do metrô, com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do secretário de ciência, tecnologia e inovação do DF, Gilvan Máximo, do administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, e do presidente da RBCIP, Marcelo Estrela Fiche.


O programa piloto de educação tecnológica é voltado para o ensino de robótica, programação e novas tecnologias, de forma híbrida, que combina plataformas digitais com aulas em ambiente físico, por meio do Espaço Maker. Toda a estrutura de aprendizagem conta com equipamentos, como robôs e impressoras em 3D, embarcados em 3 (três) caminhões, sendo três caminhões de dois eixos e uma carreta que percorrerão dez comunidades diferentes para atender até 600 estudantes em cada região administrativa. Desses, parte participarão de encontros presenciais semanais e os outros de encontros quinzenais. Ambos os grupos terão acesso contínuo ao material de aprendizagem virtual. Durante os seis meses seguintes às aulas, o projeto será avaliado. O objetivo final é capacitar até 2.000 alunos.


O presidente da RBCIP e coordenador geral do projeto, Marcelo Estrela Fiche, explica que a disponibilização dos espaços em veículos permite a otimização do tempo do estudante, com a redução das despesas de transporte, contribuindo de maneira adequada à inclusão de novos jovens na educação tecnológica. "O projeto possibilita a vivência das tecnologias e a prática de atividades que demonstram a importância da robótica no cotidiano das pessoas. O púbico poderá, por exemplo, modular uma bucha de parafuso e assimiliar como o domínio das tecnologias pode transformar um produto".

Marcelo ressalta que os benefícios serão para todo o DF, porque haverá o aumento do número de jovens conectados no mercado de trabalho e eles também poderão apoiar as suas famílias nas novas tecnologias. "A robótica despertará a criatividade dos jovens e o interesse em disciplinas como matemática e física, porque eles terão a oportunidade de criar os seus próprios robôs, sem serem experts em disciplinas tidas como difíceis. Por isso, a adesão e participação das escolas públicas é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Vale destacar que este projeto tem grande potencial de se transformar em política pública, após as avaliações de impacto feitas por especialistas em políticas públicas e educação, com o objetivo de mensurar os resultados no desempenho escolar, inserção no mercado de trabalho e a inclusão digital".

Os recursos para a execução do projeto foram disponibilizados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, por meio do Edital 04/2020, Desafio DF. Em 2021, a FAPDF promoveu uma chamada pública, 003/2021, no valor de R$ 2.700.000 para um período de execução inicial de 12 meses.


Para participar do projeto é preciso fazer uma inscrição no site: https://www.caminhaodatecnologia.org/



Sobre a RBCIP

A Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação - RBCIP é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, estatutariamente e legamente (lei 13.243/16) enquadrada como instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT). Sua finalidade é fomentar e promover o ensino, a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento institucional.




92 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page