Buscar
  • Assessoria de Comunicação

RBCIP participa do Fórum Internacional para a Excelência Educacional

Atualizado: 20 de set.



O Ministério da Educação e Ciências (MEC), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a União Européia (UE) realizaram o Fórum Internacional para a Excelência Educacional, no marco do projeto Promoting Education, for Educational Transformation in Paraguai.


Este fórum, do qual participaram cerca de 500 pessoas em cada um de seus dois dias, realizados nos dias 24 e 25 de agosto no Salão de Convenções do Banco Central do Paraguai (BCP), teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências educacionais exitosas entre acadêmicos e pesquisadores na região para conhecer, analisar e explorar iniciativas que contribuam para o processo do Plano Nacional de Transformação Educacional.


O Ministro da Educação e Ciências, Nicolás Zarate; a Diretora da OEI Paraguai, Miriam Preckler; a Vice-Ministra da Educação Básica, Alcira Sosa; a Vice-Ministra do Ensino Superior e Ciências, Celeste Mancuello; o vice-ministro do Culto, Fernando Griffith.


O Fórum Internacional foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos padrões da Educação, e para isso contou com painelistas nacionais e internacionais com vasta experiência na área educacional e setores afins.


Nesse sentido, no primeiro dia foram apresentados cinco painéis sob os seguintes títulos: "Educação do presente e do futuro em todos os níveis educacionais, com ênfase na TVET"; “Capital humano para instalação de redes de investimento e exportação com ênfase em TVET”; "Educação e Formação para a vida e ao longo da vida"; "Instituições e mecanismos que estimulam a inovação"; e "Planos, programas e projetos estratégicos para o desenvolvimento da competitividade do país a partir da TVET".


Já no segundo dia, painéis denominados: "Princípios para Excelência Acadêmica"; "Educação Contextualizada e Equitativa"; "Experiência de Educação Dupla"; "Experiências de Educação Empreendedora: novas competências para o século XXI"; e "Acordos para uma Educação de Excelência".


O referido Fórum Internacional foi de suma importância, tendo em vista que, após a pandemia de Covid-19, gerou-se um ecossistema de inovação e iniciou-se um processo de diálogo visando solucionar desafios educacionais e co-projetar soluções inovadoras no Paraguai e nos países da região.


Cabe destacar que a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), desde 2020, vem trabalhando no projeto "Promover a Qualidade Educacional no Paraguai por meio de Resultados de Aprendizagem e Capacitação Técnico-Profissional; e Sistema Nacional de Qualificações Profissionais”, em conjunto com o Ministério da Educação e Ciências (MEC) e financiamento da União Europeia (UE).


Fonte: https://oei.int/pt/escritorios/paraguai/noticia/exitoso-foro-internacional-hacia-la-excelencia-educativa-fue-realizado-por-el-mec-la-oei-y-la-ue

8 visualizações0 comentário