top of page

Primeira planta de hidrogênio verde do RS será lançada pela RBCIP e Aliança da Inovação

Atualizado: 3 de set. de 2023

A Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação (RBCIP), na filial do Rio Grande do Sul, em parceria com as universidades participantes da Aliança da Inovação (Unisinos, PUC-RS, UFRGS), produzirá a primeira planta piloto de hidrogênio verde a partir de energia fotovoltaica, eólica e a energia do GRID (sistema integrado nacional de energia) do estado.


O grupo, em parceria, criou a REDLABSUL, laboratórios multiusuários integrados, que promoveu a criação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em energia renovável e hidrogênio (CDT-ERH), o primeiro laboratório da Rede, situado no Parque Tecnológico da PUC, será um centro de estudos e terá a primeira planta piloto de hidrogênio do estado do Rio Grande do Sul.



“Ela será diferente de todas já existentes no Brasil, porque é uma planta piloto que, além de produzir hidrogênio a partir de energia fotovoltaica, energia eólica e a energia do GRID, também fará estudos com a integração das três”, explica Marcelo Fiche, presidente da RBCIP.


O Centro também fará estudos de rotas para o hidrogênio, “Nós estamos fazendo a planta de hidrogênio para que dentro do Centro também sejam feitos estudos de rotas importantes para o hidrogênio: o gás sintético, o diesel verde, chamado de HVO, o metanol verde, a amônia verde, fertilizantes verdes”, disse Fiche.


Além disso, o centro também realizará estudos EVTEA – de viabilidade técnica, econômica e ambiental.


O objetivo das três universidades e da RBCIP, é tornar o CDT-ERH um centro de excelência em pesquisas de hidrogênio verde no sul do país, para que empresas privadas possam desenvolver suas pesquisas em parceria, e mesmo a utilização pelo meio acadêmico local e nacional.


O CDT-ERH será operado pela RBCIP na captação e gestão dos projetos para dar mais agilidade nas pesquisas.


Mais informações sobre o projeto poderão ser obtidas com:


RBCIP +55 61 3039-7776 & 61 9 9811-9986

382 visualizações0 comentário
bottom of page