Buscar
  • Assessoria de Comunicação

Em parceria com MEC, UFMS e Governo do Estado de MS, RBCIP participa da inauguração do Labcrie

Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a receber uma unidade do Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie) voltada à rede de ensino estadual. Nesta quinta-feira, 28, o ministro da Educação, Vitor Godoy Veiga, o reitor Marcelo Turine e o governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, inauguraram o primeiro laboratório no Centro de Formação e Pesquisa Mariluce Bittar, em Campo Grande. A iniciativa do MEC é conduzida em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).


Durante a cerimônia, o reitor Marcelo Turine ressaltou a importância do projeto para a educação. “Esse laboratório é um sonho nosso que foi integrado com uma demanda de política pública do MEC e a Presidência da República. Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a inaugurar o laboratório. Precisamos nos unir para ajudar nossas crianças e nossos jovens a estarem cada vez mais conectados às novas tecnologias. O mercado demanda isso e esse laboratório é uma oportunidade imensa para fortalecer a educação”, falou.


O ministro agradeceu ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo setor da Educação durante a pandemia e a importância da tecnologia para a área. “Há um desafio enorme pela frente e um deles é trazer a inovação e a tecnologia para nossas atividades. O MEC tem olhado para a educação brasileira de forma integrada. Não podemos mudar a educação sozinhos, precisamos dar as mãos aos governos, prefeitos e secretários estaduais e municipais. Trazemos para esse espaço belíssimo o pensar, a criatividade e faremos com que os professores levem isso para sala de aula”, disse o ministro.


O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, elogiou o projeto. “Hoje, estamos inaugurando em Campo Grande esse espaço muito especial. O aprendizado durante a pandemia fez com que materializássemos esse projeto. Nosso objetivo é leva-lo a todos os Estados”, destacou Mauro.


“Quem ensina também precisa aprender. A expertise da UFMS e a grade de conhecimento pedagógico que os professores da Universidade têm, treinando, multiplicando o aprendizado e levando isso às redes estadual e municipal, sem dúvida vai proporcionar um grande avanço na educação em Mato Grosso do Sul”, ressaltou o governador de MS Reinaldo Azambuja. “É um laboratório moderno, estávamos ansiosos para inaugurar e começar a usar o espaço. O Labcrie traz uma inovação em ensino, mas também em pesquisa. É uma mudança de paradigma na formação do professor e sua maneira de trabalhar com os alunos”, ressaltou a secretária de Educação do Estado Cecilia Amendola da Motta.


O Presidente da RBCIP e Coordenador do Labcrie participou da organização do evento e das ações promotoras do laboratório e disse que a iniciativa tem o potencial de mudar a educação pública brasileira, trazendo novas perspectivas para o setor.



5 visualizações0 comentário